sábado, 16 de agosto de 2008

Assembléia contrata quase 700 cargos comissionados em 18 meses


Levantamento feito pela FOLHA na biblioteca da AL mostra que no mesmo período foram exoneradas 296 pessoas; departamento que mais contrata é a Administração

Arquivo FOLHA

Trabalho da comissão técnica da AL relativo aos funcionários comissionados estará acessível por meio da internet
Curitiba - A Assembléia Legislativa (AL) do Paraná nomeou pelo menos 689 cargos em comissão e exonerou outros 296, de janeiro de 2007 a 31 de junho de 2008. O levantamento foi feito pela FOLHA na biblioteca da Assembléia nas últimas duas semanas. O objetivo era descobrir quantas pessoas foram nomeadas para cargos em comissão na Casa. Os dados obtidos foram retirados de 91 Diários da Assembléia consultados e compilados pela reportagem. O número exato, no entanto, ainda é desconhecido, uma vez que o acesso a todos os Diários da Assembléia não foi permitido.

O levantamento mostra que o departamento da AL que mais contrata comissionados é a Administração, que nomeou pelo menos 127 pessoas no período e exonerou 21. Em segundo lugar fica a 1 Secretaria, com 116 nomeações e 23 exonerações. Já a Presidência contratou 90 pessoas e demitiu 25. A reportagem perguntou ao presidente, Nelson Justus (DEM), se a quantidade de cargos em comissão ocupados na Casa é adequado. ''Não tenho como avaliar isso. Não sou eu que controlo as contratações e exonerações.''

Entre os deputados, os gabinetes mais populosos, segundo o levantamento da FOLHA, são os dos deputados Reinhold Stephanes Júnior (PMDB - 25 nomeações), Fábio Camargo (PTB - 18 nomeações) e Péricles de Mello (PT - 15 nomeações). No entanto, é provável que nem todas as nomeações e exonerações da Casa tenham sido registradas pela reportagem uma vez que a coleção completa dos Diários publicados pela Assembléia nessas datas não está disponível para consulta. ''Tenho mais funcionários porque pago menos'', explicou Camargo. ''Não tenho 25 funcionários lotados no meu gabinete. Atualmente são entre 10 e 12 pessoas que ganham cerca de R$ 1.800,00 por mês'', informou Stephanes.

Mello não foi localizado pela FOLHA.

No último dia 16 de julho a FOLHA esteve na Assembléia para concluir a pesquisa referente às publicações de 2007, mas foi impedida de consultar os documentos na biblioteca. No entanto, na semana anterior a reportagem esteve por dois dias na biblioteca e consultou os diários livremente. A jornada até os diários começou pelos gabinetes dos deputados. As pessoas abordadas informaram que não sabiam de ninguém que arquivasse os diários. ''Acho que a biblioteca tem a coleção toda'', sugeriu um funcionário.

De fato, os Diários foram encontrados no quinto andar do prédio, espalhados sobre uma mesa e empilhados em estantes. Todos que continham atos da Mesa Executiva de nomeação e exoneração foram copiados e posteriormente compilados para uma planilha. Foram localizadas as edições de 2008 do número 1 ao número 72, com exceção de seis exemplares. Já em 2007 foram registrados 25 edições que continham atos da Mesa Executiva, mas como o trabalho não foi concluído não foi possível determinar quais edições não estavam disponíveis para consulta.

Karla Losse Mendes e Rosiane Correia de Freitas
Equipe da Folha

Nenhum comentário: