domingo, 14 de setembro de 2008

Abaixo as catracas

O advogado Bruno Meirinho, 26 anos, é o mais novo candidato a prefeito de Curitiba nesta eleição. Curitibano nato, Meirinho tem paixão pelo Sabará, uma área de ocupação urbana localizada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). ‘‘Trabalhei lá durante dois anos. É um lugar de uma população lutadora que batalha contra as catracas da cidade’’, diz. Bruno era parte de uma equipe de regularização fundiária nas vilas da região coordenada pela organização social Terra de Direitos e a empresa de consultoria Ambiens. ‘‘O trabalho teve bons resultados na organização da população local’’, avalia.

O trabalho no Sabará terminou, mas Meirinho continua a freqüentar a região. ‘‘O processo jurídico da regularização continua tramitando e eu acompanho junto com o Vinicius, advogado da equipe da Terra de Direitos’’, conta. Apesar de candidato, Bruno não deixou o trabalho. ‘‘Sou sócio da Ambiens Sociedade Cooperativa, onde continuo trabalhando mesmo em campanha’’, diz. ‘‘No setor privado, trabalhadores autônomos e consultores, não têm como parar de trabalhar para fazer campanha afinal precisamos do dinheiro’’, explica.

Meirinho é solteiro e mora com a mãe, Laurene Deschamps Moreira, e o padastro, Juracy Moreira, no Boqueirão. ‘‘Nasci no Água Verde, onde morei por alguns anos’’, lembra. Desde então, Bruno já morou no Uberaba, Cajuru, Jardim das Américas e no Centro. Nos dias de folga, o candidato gosta de passar tempo em casa com a família. ‘‘Aproveitamos os fins de semana para ficar em casa e conversar‘‘, conta. ‘‘Durante a semana nos falta tempo uma vez que todos ficamos fora de casa trabalhando, estudando e perdendo tempo nos ônibus lotados e demorados’’, completa.

Segundo Meirinho, é no jardim de casa que ele consegue relaxar. ‘‘É no jardim da minha casa que encontro momentos de paz’’. Além da família, Bruno aproveita o tempo livre para freqüentar a AOCA, a Sociedade 13 de Maio e o Clube Harmonia. ‘‘Também freqüento o Cimples Ócio quando está funcionando’’, entrega. O lugar recebe apresentações de sambistas tradicionais de todo o Brasil organizados por Anildo Guedes.

Bruno começou a estudar no Colégio São José, que fica próximo à praça Rui Barbosa. Ainda no Ensino Fundamental foi transferido para o Medianeira, para o Sion do Batel e, por fim, concluiu a 8ªsérie no Madalena Sofia. No segundo grau Meirinho foi para o antigo Cefet (atual Universidade Tecnologica Federal do Paraná - UTFPR) onde se formou Técnico em Eletrônica.

Cursou dois anos de Direito na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e de Engenharia Industrial Madeireira na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Acabou se formando em Direito na UFPR em 2007. Na universidade participou do movimento estudantil, foi diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e vice-presidente do Centro Acadêmico Hugo Simas. ‘‘Lutei contra as políticas de privatização da educação promovidas pelo então reitor Moreira’’, informa.

Antes de começar a lutar por ‘‘uma Curitiba sem catracas’’ no PSOL, Meirinho foi filiado ao PT. Mas a decepção com as diretrizes do governo Lula o levaram a se juntar ao grupo da ex-senadora Heloísa Helena na criação do PSOL em 2005. ‘‘A gente espera superar a corrupção e lutar pelas bandeiras socialistas’’, finaliza.

Rosiane Correia de Freitas
Equipe da Folha

Nenhum comentário: