domingo, 14 de setembro de 2008

Como migrar popularidade do virtual para o real?

O administrador de empresas Lauro Rodrigues era desconhecido dos curitibanos até o último dia 31 de julho quando em pleno debate entre os candidatos a prefeito de Curitiba ele ‘‘travou’’. ‘‘Deu branco’’, desculpou-se. Por duas horas, Rodrigues suou frio diante dos colegas de pleito e dos telespectadores. Acabou virando hit na internet. O vídeo do desempenho do candidato no debate já teve mais de 300 mil visualizações no You Tube.

‘‘Costumo dizer o seguinte: desse limão vou fazer uma limonada’’, diz. ‘‘Nunca tinha ido num estúdio. Sempre falo com as pessoas olhando no olho. Mas falar com uma máquina e ela não te responder para mim é difícil’’, explica. ‘‘Agora que já sou conhecido vou mostrar que tenho conteúdo’’, completa. Para superar a dificuldade de falar na televisão, Rodrigues conta com a ajuda de amigos. ‘‘Tenho pessoas que estão me ajudando a aprender como falar com a câmera, como me expressar’’, conta.

Segundo o candidato, a dificuldade maior é não ter um lado ator. ‘‘Não sou ator. Sou político’’, defende. Depois do ‘‘branco’’, Rodrigues admite ter sido questionado sobre sua preparação para o debate. ‘‘Errei. Simplesmente fui para o debate achando que ia falar com as pessoas, debater idéias e de repente vejo um show business’’, entrega. Agora, o plano do candidato é ir em frente. ‘‘O feio não é cair. O feio é não querer levantar. Vou nos próximos debates sim’’, adianta.

Curitibano nato, Rodrigues é fã do Boa Vista, bairro no qual mora e da região do São Lourenço, onde trabalha. ‘‘É bem situado. Não está como a região sul. A região norte é mais conservadora, tem muita família, chácaras. Não cresceu tanto de população, é mais estável’’, elogia. Ele já morou no Juvevê, no Bacacheri e no Santa Cândida. ‘‘A região Norte representa bem a cara do curitibano, porque tem muita família, tem muito polaco, italiano, ucraniano’’, completa.

Rodrigues casou com Danielle Rodrigues em 1988, na Igreja da Terceira de São Francisco. O casal tem três filhos. ‘‘Laurielle tem 20 anos, nasceu na Casa de Saúde Paciornick e está no 2º ano de Direito na Unibrasil. A Jennyfer tem 18 anos e o Laurinho tem 16 anos. Os dois nasceram na Santa Brígida e estudam no Colégio Estadual Ângelo Gusso’’, conta.

A família costuma passar os fins de semana na casa de parentes e numa chácara da família. ‘‘No verão, vamos para a praia’’, relata. Rodrigues costuma ir com freqüência nos restaurantes Albatroz, Mannus e na Churrascaria do Erwin. E não é adepto de se exercitar em academias. ‘‘Ando muito a pé, gosto de falar com as pessoas, visitar os comércios, andar na ciclovia, nos parques. A região norte tem o Parque Tingui, o Bacacheri. É muito bonito. É uma Curitiba que não evoluiu tanto, não se expandiu. Quem mora lá sabe do que eu estou falando’’, comenta.

Rodrigues estudou nos colégios Nossa Senhora Menina, Madre Anatólia, Eny Caldeira, Maria Montessori e no Dom Bosco. E se formou administrador pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Atualmente trabalha nas empresas da família. ‘‘Acho que sou bom administrador. Minhas empresas estão muito bem. Não tem nenhuma falida’’, analisa.

O candidato se diz preparado para assumir o desafio de governar Curitiba. ’’Sou uma cara que sabe resolver os problemas com simplicidade’’, avalia.

REGRAS

O entrevistado de hoje na série da FOLHA DE LONDRINA sobre os candidatos ao cargo de prefeito de Curitiba é Lauro Rodrigues, do PT do B. A ‘‘sabatina’’ com os políticos aconteceu no mês de agosto, na sucursal da FOLHA, em horários e datas diferentes. As regras foram informadas previamente para as assessorias dos candidatos.

A publicação segue ordem alfabética nas edições do FOLHA CURITIBA. A próxima entrevista será publicada amanhã e vai trazer as propostas do candidato Maurício Furtado, do PV.

Rosiane Correia de Freitas
Equipe da Folha

Nenhum comentário: