domingo, 14 de setembro de 2008

ELEIÇÕES - Camargo quer ser ‘prefeito-vereador’

Se alguém perguntar para o deputado estadual e candidato a prefeito de Curitiba, Fábio Camargo, qual o lugar preferido dele na cidade, a resposta sai de bate-pronto: os bairros de Curitiba. Algum bairro em particular? ‘‘O Sítio Cercado’’, diz Camargo, que mora no Tarumã, perto do Hospital das Nações, mas já foi morador do Batel e do Bacacheri. ‘‘O local que mais gosto de trabalhar posso dizer que é o Sítio Cercado. O local que mais gosto de ficar obviamente que é na minha casa com meus filhos’’, justifica.

Segundo Camargo, foi no Sítio Cercado que ele começou sua trajetória política. ‘‘Criei um carinho muito grande. Tenho uma casa lá onde há mais de seis anos mantenho uma estrutura para a comunidade. É o lugar em que me sinto mais bem recebido na cidade’’, relata. ‘‘Não digo só o Sítio Cercado, mas toda a região sul: Boqueirão, Alto Boqueirão, Pinheirinho, Tatuquara, Umbará. É uma região com a qual eu me identifico bem. É a região mais populosa e mais carente da cidade. Tudo que formos fazer vamos começar por lá’’, antecipa.

Para o deputado, é nas pracinhas de bocha e nas pistas de skate do bairro que ele se relaciona com a população. ‘‘Onde tem gente acabo parando para conversar’’, entrega. ‘‘Criei algumas amizades na Isaac (Ferreira da Cruz). A Isaac é a rua principal e tem um comércio muito vibrante’’, conta Camargo, que diz que vai investir na região. ‘‘A Isaac precisa de revitalização. Se houver uma melhoria nas calçadas, se houver um investimento em nível de estrutura para os comerciantes vai fortalecer o comércio. Vai dar mais dignidade.’’

Ele nasceu em Curitiba, dia 17 de abril de 1973. Estudou no Colégio Lins de Vasconcellos. ‘‘É onde hoje fica o Opet’’, informa. E cursou Direito na Universidade Tuiuti do Paraná. Depois de formado assessorou o pai, Clayton Camargo, no Tribunal de Justiça. ‘‘Hoje sou funcionário concursado do Tribunal’’, conta.

Camargo é casado com Giovana Maria de Medeiros Iatauro Camargo e pai de duas meninas e um menino: Jéssica, de 16 anos, Mikaella, 9 anos, e Raffael, de 5 anos. ‘‘Todos nasceram na maternidade São Lucas e todos estudam em colégios do grupo Positivo’’, conta. A família costuma freqüentar a Igreja do Cristo Rei, onde as crianças foram batizadas. Apesar de jovem, Camargo se diz um homem de família. ‘‘Sou muito caseiro. Eventualmente vamos a alguma pizzaria ou churrascaria’’, comenta. Nos dias de folga, os passeios são na casa de familiares. ‘‘As crianças gostam de visitar os avós’’, relata.

Na política, no entanto, ele é inquieto. Elegeu-se vereador em 2000. Dois anos depois, candidatou-se a deputado estadual, mas não saiu vitorioso. Voltou a eleger-se vereador em 2004. Em 2006, candidatou-se a deputado estadual mais uma vez. E se elegeu. No entanto, mesmo na Assembléia mantém sua atuação nos bairros da cidade. ‘‘Sou um deputado-vereador’’, declara. E agora quer ser um ‘‘prefeito-vereador dos bairros’’.

Alvo de boatos sobre suas atividades como empresários, Camargo é categórico em afirmar que não é dono de nenhuma casa noturna. ‘‘É lenda urbana. Apenas isso’’. ‘‘Se algum dia alguém tiver algo de objetivo, que apresente. Isso é uma lenda urbana, talvez criada por adversários, por invejosos, por eu ser muito jovem. Por eu, num passado muito distante, ter sido sócio do Ney Leprevoust e do João Guilherme Leprevoust numa casa aqui de Curitiba. Mas é lenda urbana’’, encerra.

Rosiane Correia de Freitas
Equipe da Folha

Nenhum comentário: