domingo, 14 de setembro de 2008

ELEIÇÕES - Uma vitória familiar

É no Jardim Botânico de Curitiba que o catarinense Maurício Furtado gosta de aproveitar a vida na capital paranaense. ‘‘Lá tem espaço para as crianças correrem, bancos para os mais idosos sentarem, lugar para colocar os pés na água’’, descreve. Quando consegue encaixar esse programa na agenda, Furtado vai ao Botânico com os pais, os filhos menores e a esposa. ‘‘É muito bonito de ver essa possibilidade de convivência entre as pessoas que moram na cidade’’, elogia.

Apesar de gostar do parque, o candidato não o visita com freqüência. ‘‘Em geral levo a família para nossa chácara em Campo Largo’’, conta. É lá que ele pode aproveitar uma de suas paixões: os cavalos. Cavaleiro experiente, Furtado já participou de cavalgadas na rota dos tropeiros no interior do Paraná. Na chácara o candidato mantém, em sociedade com um amigo, oito cavalos.

Casado pela segunda vez com a estudante universitária Débora, o candidato costuma passear com os dois filhos mais novos, Ana Carolina e João Pedro. Os dois nasceram em Curitiba e estudam no Colégio Bagozzi. Além da chácara, a família costuma ir nadar nas piscinas do Círculo Militar. Furtado também é pai de Maria Júlia, João Maurício e Guilherme Francisco, os dois primeiros, frutos do primeiro casamento.

Apesar de não estar na frente nas pesquisas, Furtado já contabiliza uma vitória nessa eleição. Seu filho, João Maurício, que mora em Joinville (SC), veio para Curitiba acompanhar o pai na campanha. Maurício, que é empresário em Balneário Camboriú, mudou com a esposa e o filho, Sebastian, de um ano e seis meses, para Curitiba e acompanha o pai nas agendas de campanha.

Maurício Furtado nasceu em Joinville e se mudou para Curitiba com apenas três meses de idade. Começou os estudos no Grupo Escolar Júlia Wanderley e terminou no antigo Internato Paranaense, atual Marista. Cursou Ciências Contábeis na Fesp. Quando passou no concurso público para auditor do Banco Central em 1976, Furtado teve que deixar Curitiba para trabalhar em diversas cidades do País. A profissão o levou para o Rio de Janeiro, Florianópolis, São Paulo, Brasília e São Luis do Maranhão. Voltou para Curitiba no início da década de 1990. Hoje trabalha na sede do Banco Central no Centro Cívico.

Para ir trabalhar, Furtado vai de bicicleta do Novo Mundo, onde mora, até o banco. ‘‘Chego no trabalho relaxado e revigorado’’, conta. Para o candidato, andar de bicicleta é a melhor maneira de conciliar a vontade de reduzir a poluição e garantir uma rotina livre de congestionamentos. ‘‘É muito raro o dia em que não consigo ir para o trabalho pedalando’’, diz. Mesmo no frio, conta, ele recorre a bicicleta. ‘‘Nem adianta se agasalhar muito porque é só começar a pedalar que já esquenta’’, observa.

Em 2005, Furtado participou da equipe técnica que apoiou os trabalhos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios que apurou um caso de pagamento de propina nos Correios e que terminou investigando o caso ‘mensalão’. Na época Furtado foi apontado como um dos responsáveis pela elaboração de um suposto relatório paralelo para o deputado Maurício Rands (PT-PE). ‘‘Isso foi um absurdo. Minha família toda ficou surpresa quando a (Revista) Veja publicou isso. Mas claro que a acusação não procede’’, esclarece.

Rosiane Correia de Freitas
Equipe da Folha

Nenhum comentário: