domingo, 14 de setembro de 2008

ELEIÇÕES - A ousadia do reitor

Quando está sob muito estresse, o médico oftalmologista Carlos Augusto Moreira Júnior costuma ir até a Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba, para pensar. ‘‘Quando a coisa está muito preta vou para a frente do prédio da universidade, sento num daqueles bancos perto do chafariz e medito’’, conta. ‘‘Lembro por quantas dificuldades aquelas pessoas lá no começo passaram para fazer aquela instituição. Aquilo ali é um exemplo de ousadia do curitibano’’, diz.

Para Moreira, que foi reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) durante seis anos, o prédio símbolo da instituição e da cidade traz inspiração. ‘‘Tem uma frase que aprendi: perguntaram para o Churchill (Winston Churchill, primeiro ministro inglês durante a Segunda Grande Guerra) após a guerra o que a Inglaterra tinha que os outros países não tinham. Ele disse: ‘Na Inglaterra os homens de bem são mais ousados que os canalhas’. E a universidade tem exatamente isso. Foi uma ousadia de homens de bem’’, analisa. A última vez que Moreira esteve na praça para meditar foi durante o processo de votação da adesão da UFPR ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Na época um grupo de estudantes insatisfeitos com a proposta havia ocupado o prédio da reitoria da universidade. ‘‘O meu gabinete estava tomado e eu recebi a imprensa na sala da pró-reitora de Assuntos Estudantis. Lembro que daí convidei a professora Rita (de Cássia Lopes, pró-reitora da UFPR) para irmos até a praça. Chegando lá disse para ela: vocês estão assustados com isso daí? Lembre do que as pessoas que fizeram essa instituição passaram. Fizeram essa instituição sem dinheiro, sem apoio’’, recorda.

Moreira foi aluno do curso de Medicina da UFPR e se formou médico aos 22 anos. A vida estudantil do candidato começou no extinto colégio Recanto Infantil, cuja sede ficava no bairro São Francisco. O ex-reitor cursou o antigo ‘‘ginásio’’ e o 2º grau no Colégio Estadual do Paraná e fez cursinho preparatório para o vestibular no Barddal. Em 1986 deixou a cidade para fazer mestrado em São Paulo e depois se especializar em retina e vítreo na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Antes de deixar Curitiba, Moreira se casou com a também médica oftalmologista Ana Tereza Ramos Moreira na igreja São Francisco. O casal tem três filhos, dois deles nascido na Maternidade Curitiba, no Água Verde: Camila, 23 anos e João Eduardo, 17. O terceiro filho, Carlos Augusto, 20, nasceu na Califórnia e atualmente cursa Medicina na Universidade Positivo. Já João Eduardo é aluno do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus. Camila é formada em Direito e está em São Paulo cursando mestrado na Pontifícia Universidade Católica.

A família mora atualmente no Mercês, onde freqüenta a igreja do bairro. O ex-reitor já foi morador do Tarumã, do Centro e do Bigorrilho. Um dos programas de lazer dos Moreira é ir até os restaurantes do bairro vizinho, Santa Felicidade. Os preferidos do casal de médicos são o Chalet Suisse e o Madalosso.

Nos fins de semana a família vai para Campo Largo aproveitar o descanso numa chácara que possui na cidade. Moreira torce para o Coritiba, clube do qual é sócio há três anos. Ele não freqüenta nenhuma academia, mas mantém a forma caminhando no Barigüi. O ex-reitor diz que quer ser prefeito porque não se conforma com os problemas da cidade.

REGRAS

A FOLHA DE LONDRINA prossegue com a série de entrevistas com os candidatos ao cargo de prefeito de Curitiba. A ‘‘sabatina’’ com os políticos aconteceu no mês de agosto, na sucursal da FOLHA, em horários e datas diferentes. As regras foram informadas previamente para as

assessorias dos

candidatos.
A publicação segue ordem alfabética. O entrevistado de hoje é o médico oftalmologista Carlos Augusto Moreira Júnior, o Reitor Moreira, do PMDB. Amanhã a FOLHA traz a entrevista do candidato da coligação ‘‘Uma só Curitiba’’, Fábio de Souza Camargo (PTB).

Rosiane Correia de Freitas
Equipe da Folha

Nenhum comentário: